top of page

Quem Sou

Quem é a Professora Sílvia Letícia

 

É Professora na rede pública de ensino de Belém e Especialista em Educação no Estado do Pará. Graduada em Pedagogia, é Doutora em Educação pela UFPA. Coordenadora Geral do SINTEPP-Belém.

 

Liderou greves históricas das trabalhadoras e trabalhadores em educação contra os governos Jatene (PSDB), Ana Júlia (PT), pelo pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério, por reajuste salarial, progressão funcional, concurso público, eleições diretas para direção de escolas, reforma das escolas, melhorias das condições de trabalho de todos os profissionais da educação. Contra o governo de Helder Barbalho (MDB), liderou a luta contra a aprovação da reforma da previdência que retirou direitos dos servidores públicos estaduais e contra a alteração do Plano de Carreira e Salários dos Trabalhadores em Educação.

 

Com coerência e combatividade, ajudou a organizar o enfrentamento contra a corrupção e o sucateamento do ensino público na gestão do prefeito de Belém Duciomar Costa (PTB), ocasião em que foi presa e processada por defender os interesses da categoria da educação.

Professora Silvia Letícia - Belém PA

Denunciou de forma implacável os desmandos do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) e o descaso em relação aos serviços públicos municipais, em especial da educação, no combate à retirada de direitos e ao assédio moral institucionalizado na SEMEC.

 

Na gestão de Edmilson Rodrigues (Primavera/Frente Ampla/PSOL) prefeito que ajudou a eleger tem cobrado o pagamento do Piso Salarial do magistério, o PCCR Unificado que valorize os trabalhadores da educação, a Gestão Democrática nas Escolas e nas secretarias municipais. Liderou a primeira greve de 54 dias dos Auxiliares de Serviços Gerais (merendeiras, porteiros, agentes de limpeza) de Auxiliares Administrativos, Secretários de escolas e técnicos de nível superior pelo realinhamento do salário base desses servidores municipais ao salário mínimo nacional.

 

É constante sua luta junto com o Coletivo Feminista Marielle Vive contra a violência de gênero, o feminicídio e pela garantia de direitos das mulheres trabalhadoras às creches, lavanderias públicas e espaços de acolhimento para as mulheres vítimas de violência. Mãe de Gabriela Luz (travesti) e de Thomas Luz (homem trans), tem se somado às lutas e mobilizações das MÃES PELA DIVERSIDADE contra a LGBTFOBIA.

 

Foi idealizadora e organizadora do ponto cultural de resistência Boteco Socialista, defendendo a valorização e incentivando as manifestações culturais da população periférica de Belém e ajudando na organização da juventude trabalhadora contra o reajuste das tarifas de ônibus, pelo direito ao trabalho e contra a violência.

 

MULHER DE CORAGEM E QUE NÃO FOGE À LUTA, foi por duas vezes da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas (Central Sindical e Popular) É da Direção Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) sendo sua primeira presidenta em Belém-PA. É da Coordenação Nacional da Organização Política Revolução Socialista (Tendencia Interna do PSOL). Está em seu primeiro Mandato como Vereadora de Belém-PA.

bottom of page